Mundo

Iraniano diz que França perde credibilidade e que comentários sobre Lula são uma afronta

postado em 07/05/2010 13:06
Brasília ; O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, criticou nesta sexta-feira (7/5) o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner. O francês insinuou que o presidente Luiz Lula da Silva possa ser enganado pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na sua visita a Teerã. Com elogios a Lula, o diplomata disse que a França deveria se preocupar com os seus próprios assuntos, pois está perdendo a credibilidade interna e externa. Também disse que os comentários sobre Lula são uma afronta ao presidente da República e à população.

;Os países ocidentais como a França têm de se preocupar com seus assuntos internos. [Esses países] estão perdendo o respeito internacional e até interno. Portanto, essa autoridade francesa deveria se preocupar com seus assuntos internos;, disse o embaixador, em entrevista coletiva concedida em Brasília.

Nesta quinta (6/5), em Paris, o chanceler francês afirmou que não havia dúvidas sobre a sinceridade das intenções de Lula em tentar cooperar com o diálogo entre o Irã e a comunidade internacional. Mas Kouchner disse temer que as autoridade iranianas não falem a verdade sobre as intenções contidas no programa nuclear do Irã.

A França, os Estados Unidos, a Inglaterra e a Alemanha suspeitam que o programa nuclear dos iranianos esconda a produção de armamentos atômicos. Por isso, as autoridades desses países defendem a imposição de sanções ao Irã por meio do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil é contrário e defende a busca pelo diálogo.

No próximo dia 15, Lula viaja ao Irã, para uma visita de dois dias. O diplomata fez elogios à atuação de Lula e sinalizou que comentários como o do chanceler francês põem em dúvida a capacidade do brasileiro.

;Essas palavras e declarações do francês são uma afronta para o governo e o povo honesto brasileiro. O presidente Lula é um líder corajoso, defensor da justiça e tem apoio do povo. É querido por sua população e também em nível mundial;, disse o embaixador. ;O presidente Lula é um líder inteligente e digno de respeito. É respeitado internacionalmente. Nós respeitamos o presidente Lula como uma grande personalidade mundial;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação