Mundo

Brown anuncia demissão da liderança do Labour

Agência France-Presse
postado em 10/05/2010 15:09
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou nesta segunda-feira (10/5) que vai se demitir da liderança do Labour, o Partido Trabalhista, até o outono - uma decisão destinada a facilitar um possível acordo do governo com os liberais-democratas.

Esta declaração ocorre no momento em que os Lib Dems de Nick Clegg negociam com os conservadores de David Cameron, vencedores das eleições legislativas de quinta-feira, mais que não obtiveram a maioria absoluta, para tentar chegar a um acordo que permita a este último se tornar primeiro-ministro>.

"Como líder do partido, devo aceitar que haja um julgamento sobre mim", explicou em uma declaração solene. "Por isso, pretendo pedir aos trabalhistas que iniciem os processos necessários" para a eleição de seu novo líder.

"Espero que ela possa ser realizada a tempo para que o novo líder assuma suas funções para a conferência trabalhista", de 26 a 30 de setembro em Manchester (noroeste), acrescentou, indicando: "Não tomarei parte nesta eleição. Não apoiarei candidato algum."

Esta decisão deverá ser considerada uma garantia dada aos centristas do Lib Dems e, principalmente, a Nick Clegg, que havia feito da saída de Gordon Brown uma condição para qualquer participação em um governo de coalizão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação