Mundo

Liberais democratas aprovam coalizão com conservadores

Agência France-Presse
postado em 11/05/2010 20:47
Os deputados e o executivo do Partido Liberal Democrata aprovaram nesta terça-feira (11/5) o acordo com os conservadores para formar um governo de coalizão na Grã-Bretanha, revelou um porta-voz da terceira força política britânica.

"Os parlamentares e o executivo (do partido) aprovaram o acordo entre os liberais democratas e os conservadores para formar uma coalizão de governo...", disse o porta-voz.

[SAIBAMAIS]O governo de coalizão, encabeçado pelo conservador David Cameron, terá cinco liberais no gabinete, incluindo seu líder, Nick Clegg, como vice-premier.

Cameron assumiu hoje o cargo que pertencia ao trabalhista Gordon Brown.

A entrada dos conservadores e dos liberais democratas em Downing Street põe fim a 13 anos de governos trabalhistas - os últimos três anos foram dirigidos por Gordon Brown, que havia sucedido a Tony Blair em junho de 2007 sem passar pelas urnas. Trata-se, igualmente, da primeira coalizão em 70 anos.

A aliança entre conservadores e liberais soma 363 cadeiras, ou seja, mais que as 326 necessárias para a obtenção da maioria absoluta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação