Mundo

Lula quer ampliar comércio com o Irã e leva empresários para negociar em Teerã

postado em 13/05/2010 13:17
pauta de negociações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, vai além do programa nuclear do Irã. A ideia é que Lula desembarque em Teerã, no sábado (15/5), com uma ampla proposta para aumentar em pelo menos três vezes o comércio bilateral. Lula chega ao Irã acompanhado por empresários de vários setores, ministros e assessores especiais.

O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores, Norton de Andrade Rapesta, afirmou que foi preparada uma espécie de cartilha, em farsi ; o idioma falado pelos iranianos - sobre o perfil das exportações brasileiras. Nela, há detalhes sobre os produtos brasileiros e a pauta do Brasil.

Segundo Rapesta, há um interesse dos iranianos pelos produtos alimentícios, especialmente os agrícolas. Mas ele ressaltou que é necessário fornecer mais informações sobre a pauta de exportações do Brasil. Para ele, o Irã pode exportar para o Brasil conhecimento na área da indústria petroquímica, tapetes, temperos e pistache, entre outros.

No mês passado, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, foi ao Irã com uma comitiva de 86 empresários. Foram realizadas várias reuniões e apresentadas propostas nos mais diversos setores: construção civil, móveis, geradores de energia, alimentos, produtos de limpeza e outros.

Lula chegou nesta quinta-feira (13/5), por volta das 11h de Brasília (18h de Moscou), à capital da Rússia, onde fica até amanhã. Depois, segue para o Catar, onde permanecerá por apenas um dia, e em seguida, viaja ao Irã, para uma visita de cerca de 48 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação