Mundo

Zapatero abre VI Reunião UE-América Latina

Agência France-Presse
postado em 18/05/2010 08:13
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, abriu nesta terça-feira em Madri VI Reunião de Cúpula de líderes da União Europeia (UE), América Latina e Caribe, que pretende ampliar as relações entre as regiões.

Zapatero afirmou no discurso de abertura que a capacidade para o crescimento está na abertura e não nas fronteiras.

"Em um mundo cada vez mais globalizado onde as respostas à prosperidade se encontram na união dos esforços, a capacidade para o crescimento econômico, e portanto a política social, está na abertura, na liberalização e não nas fronteiras", afirmou Zapatero.

Ele lembrou ainda que UE e América Latina são "sócios globais diante de desafios globais".

Zapatero também citou o compromisso da União Europeia na reconstrução do Haiti e do Chile, afetados por terremotos devastadores no início do ano, como exemplo da cooperação do bloco com a América Latina.

O encontro, com caráter especialmente econômico e comercial, deve aprovar uma declaração final, criar uma fundação e um instrumento de financiamento econômica, além de aprovar diversos acordos comerciais entre a UE e países ou blocos da América Latina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação