Mundo

Justiça europeia deixa o lince ibérico num beco sem saída

Agência France-Presse
postado em 20/05/2010 09:27
O lince ibérico terá que aprender a atravessar uma estrada como qualquer pedestre se quiser sobreviver depois de uma decisão da Corte Europeia de Justiça (CEJ) que, nesta quinta-feira (19/5), autorizou que seja mantida em serviço uma estrada localizada em seu último abrigo no parque natural de Doñana (Andaluzia, sul da Espanha).

Ante o requerimento da Comissão Europeia, que considerava que a estrada fragmentaria o hábitat desta espécie em vias de extinção e exporia os jovens felinos a um perigo de morte por atropelamento, a CEJ considerou que não há provas de esta estrada possa provocar o desaparecimento do lince ibérico.

De acordo com cifras oficiais, entre 2000 e outubro de 2004 dois linces morreram nessa vida. Mas, segundo a ONG World Wide Fund (WWF), pelo menos 20 linces perderam a vida nessa via de comunicação considerada ilegal pelas organizações ecológicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação