Mundo

Por que uma guerra entre as Coreias é pouco provável?

postado em 27/05/2010 05:13
Yong Chen

1. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão prontos para lidar com o regime norte-coreano. Os Estados Unidos não podem se dar ao luxo de ocupar a Península Coreana. A Coreia do Sul não se pode dar ao luxo de ignorar os problemas econômicos do Norte. A Alemanha ainda tenta lutar para fazer frente às consequências econômicas da reunificação. Ainda que o Sul queira começar uma guerra com o Norte, os Estados Unidos não permitiriam isso. O governo dos EUA mantém uma enorme influência sobre a Coreia do Sul, cuja política em relação a esse tema não vai contraria os norte-americanos.[SAIBAMAIS]

2. O colapso do Norte não ocorrerá até que ocorram sérios danos ao Sul. Isso é evidenciado na recente queda do preço das ações, incluindo da Samsung, na Coreia do Sul e na Ásia.

3. Enquanto sabemos que a influência da China sobre o Norte é limitada, Pequim ainda pode impedir o Norte de atacar o Sul. Como no caso dos EUA, é o melhor interesse para a China manter a paz na região.

4. Uma guerra não servirá ao governo norte-coreano. A menos que Kim Jong-il seja empurrado para escanteio, ele não começará uma guerra. No fim, ambos os lados encontrarão medidas para se poupar de um conflito. O cenário mais provável é o prosseguimento das conversas entre as seis partes (Coreia do Norte, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, China e Rússia). A retomada da calma no mercado de ações sul-coreano mostra que as pessoas à frente da economia do país concordam com minha análise.

Yong Chen é sul-coreano e cientista político da Universidade da Califórnia-Irvine

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação