Mundo

Entenda o impasse nuclear do Irã

postado em 15/06/2010 19:01
O Irã desafia uma resolução criada pelo Conselho de Segurança da ONU, que deseja a interrupção de seu programa nuclear. A quarta rodada de sanções contra o país foi aprovada no dia 9 deste mês, já que o Irã se recusou a suspender suas atividades de enriquecimento de urânio. O presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, diz que o uso da tecnologia nuclear para fins pacíficos é um direito do povo iraniano.

Neste mês, a comunidade internacional ofereceu um pacote que inclui incentivos econômicos ao Irã em troca de garantias de que o país não irá fabricar armas nucleares, mas o país islâmico rejeitou a oferta e disse que não mudaria sua posição em relação a seu programa nuclear.

Em meio a este clima de tensão, a Força Aérea israelense realizou um grande exercício de simulação de combate, em várias frentes, com inimigos que incluem o Irã. Os exercícios envolveram toda a Força Aérea e se preparavam para uma guerra total, incluindo ataques com mísseis em cidades israelenses, segundo os funcionários. O fato dificultou ainda mais as negociações.

Segundo o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) ; do qual o Irã faz parte ;, um país tem o direito de enriquecer seu próprio combustível para geração de energia nuclear com fins civis, sob a inspeção da AIEA. O Irã afirma que está fazendo o que é permitido. O país afirma que precisa de energia nuclear e quer controlar todo o processo sozinho, para evitar o controle norte-americano. O Irã alega que não vai usar a tecnologia para fabricar uma bomba nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação