Mundo

Saramago era homem pensamento crítico, diz Chávez

Agência France-Presse
postado em 19/06/2010 21:26
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, lamentou neste sábado (19/6) a morte do escritor português e prêmio Nobel José Saramado, elogiado como um "homem com pensamento próprio e crítico".

"Se foi o velho Saramado. Que viva Saramago! Grande em seu pensamento, grande em seu exemplo, grande em sua luta pela dignidade dos povos", disse Chávez em um ato transmitido em rede de rádio e televisão.

"Tive a honra de apertar sua mão e de conhecê-lo, e essa revolução teve a honra de ter recebido a palavra de reconhecimento desse homem com pensamento próprio e pensamento crítico", completou.

Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1998, morreu aos 87 anos depois de uma longa doença, deixando um legado de 30 obras entre novelas, poesia, ensaios e peças de teatro.

"Cumprimentamos sua família e o povo de Espanha e Portugal, onde adquiriu essa consciência de luta pela dignidade da população", disse Chávez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação