Mundo

Para Amorim, Conselho de Segurança da ONU está ultrapassado

Agência France-Presse
postado em 21/06/2010 18:53
O Conselho de Segurança das Nações Unidas está ultrapassado e precisa de novos membros, afirmou nesta segunda-feira (21/6) o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, lamentando que os membros não permanentes não sejam levados a sério.

"O Conselho de Segurança não reflete mais a realidade política atual e sim a de 65 anos atrás", disse Amorim aos jornalistas durante uma visita à Viena, onde conversou com o chanceler austríaco Michael Spindelegger.

"O Conselho deveria seguir o exemplo do grupo do G20, os países industrializados e emergentes, e incluir países como Brasil, Índia e África do Sul como membros permanentes, ao lado dos atuais membros com poder de veto, que são Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China e França", disse.

Amorim também criticou o Conselho por não levar a sério o acordo alcançado através do Brasil e da Turquia no mês passado sobre o programa nuclear iraniano.

Brasil e Áustria figuram entre os dez membros não permanentes do Conselho, que se revezam a cada dez anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação