Mundo

Milhares participam de parada do orgulho gay no México

Agência France-Presse
postado em 26/06/2010 20:58
MÉXICO - Milhares de pessoas participaram, este sábado (26/6), da parada do orgulho gay da Cidade do México, na qual foi homenageado o recém-falecido Carlos Monsiváis, um intelectual mexicano defensor dos direitos dos homossexuaiS.

A bordo de vistosos carros alegóricos, em modernos conversíveis, cujos ocupantes estavam, na maioria, de pé, os manifestantes lotaram o turístico Passeio da Reforma durante mais de três horas em uma passeata que terminou no Palácio de Belas-artes, no centro histórico da capital.

"Estamos aqui para celebrar que somos uma cidade que respeita, que não marginaliza, que não deprecia os homossexuais, que nos permite casar, trabalhar, andar de mãos dadas pela rua", disse Orlando García, um jovem que participou da marcha ao lado do namorado.

Em dezembro de 2009, a Cidade do México se tornou a primeira da América Latina a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. As primeiras uniões foram celebradas em março passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação