Mundo

Furacão Alex chega ao México com chuva e ventos de até 160 km por hora

postado em 01/07/2010 11:54
Brasília - O furacão Alex chegou nesta quinta-feira (30/6) à Costa Nordeste do México com fortes chuvas e ventos de até 160 quilômetros por hora que arrancaram telhados e obrigaram milhares de pessoas a abandonar as suas casas. Essa é a primeira tempestade da temporada no Oceano Atlântico e afetou principalmente o litoral e as regiões mais baixas, segundo as autoridades.

As informações são da agência BBC Brasil. Cerca de mil moradores dos condados de Hidalgo e Cameron se refugiaram em acampamentos montados pelo governo mexicano. Apesar dos estragos, os prejuízos não foram considerados grandes e não há registros de mortos ou feridos.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o furacão perdeu força e desceu da categoria 2 para 1. A expectativa é que o Alex continue a se deslocar rumo ao Norte e se dissipe nas próximas 24 a 36 horas.

As autoridades advertem que, com o arrefecimento dos ventos, no momento o principal risco são as fortes chuvas, que podem alagar mais regiões. Segundo o governo norte-americano, a tempestade atingiu a costa do México por volta das 23h, horário de Brasília, a cerca de 180 quilômetros ao sul da cidade de Brownsville, no Texas, que fica na fronteira dos dois países.

Antes de a tempestade atingir o continente, o presidente americano, Barack Obama, já havia declarado, na última terça-feira (29/6), estado de emergência no Texas. As grandes ondas causadas pela tempestade também provocaram a interrupção de parte dos trabalhos de limpeza do vazamento de petróleo causado pela explosão de uma plataforma da BP no Golfo do México.

Embarcações que trabalhavam na contenção do vazamento foram obrigadas a voltar para seus portos por ordem da Guarda Costeira americana. Voos e operações controladas de queima de óleo no Golfo do México também foram adiados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação