Mundo

Aviões iranianos podem reabastecer em Dubai

Agência France-Presse
postado em 05/07/2010 13:21
Os aviões iranianos continuam reabastecendo no aeroporto de Dubai, afirmou nesta segunda-feira (5/7) à AFP um porta-voz das autoridades aeroportuárias, que desmentiu o anúncio de uma fonte da Associação das Companhias Aéreas iranianas.

Anteriormente, a Associação de Companhias Aéreas iranianas, citada nesta segunda-feira pelas agências IRNA e ISNA, havia informado que a Grã-Bretanha, Alemanha e Emirados Árabes Unidos se recusam a abastecer os aviões iranianos de passageiros que transitarem por seus aeroportos.

Segundo a fontes a medida começou a ser aplicada na semana passada e é consequência das sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos contra Irã por seu controvertido programa nuclear.

"Desde a semana passada, depois da adoção das sanções unilaterais e das sanções americanas contra o Irã, os aeroportos da Grã-Bretanha, Alemanha e Emirados Árabes Unidos se negam a abastecer os aviões iranianos", declarou Mehdi Aliyari, secretário da Associação de Companhias Aéreas Iranianas, citado pela Isna.

"As companhias Iran Air (nacional) e Mahan (privada), que têm inúmeros voos para a Europa, tiveram problemas", acrescentou.

Aliyari pediu à Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) que intervenha para declarar "ilegal a aplicação dessas sanções".

"O ministério das Relações Exteriores, a organização nacional da aviação civil, o ministério dos Transportes (...) atuarão contra esta ação ilegal americano", acrescentou.

Segundo a Irna, o Kuwait também se nega a abastecer os aviões iranianos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação