Mundo

Mais um jornalista é assassinado no México

Agência France-Presse
postado em 06/07/2010 17:31
Um jornalista mexicano foi assassinado a tiros e seu corpo, encontrado na madrugada desta terça-feira (6/7), na caminhonete que dirigia, no estado de Michoacán (oeste), informou a procuradoria, com o que já chegam a oito os profissionais de imprensa mortos com sinais de violência desde o começo do ano.

O corpo de Hugo Olivera Cartas, de 27 anos, estava em frente a um campo de tiro na periferia da aldeia de Buenavista Tomatlán. A família havia denunciado seu desaparecimento na segunda-feira.

Os crimes contra jornalistas vêm se multiplicando no país. No ano passado foram denunciados 12 casos pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

O México é considerado em vários informes internacionais o país mais perigoso para os jornalistas no continente.

Olivera era proprietário, junto com seu pai, do jornal El Día de Michoacán, "especializado em assuntos policiais, além de colaborador com vários meios locais e nacionais", explicou Ricardo González, da organização internacional de defesa da liberdade de expressão Article 19.

Semana passada, um jornalista do Estado de Guerrero, vizinho a Michoacán, foi assassinado junto da esposa.

Em Michoacán, onde atua o cartel La Familia, quatro jornalistas desapareceram desde 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação