Mundo

Reino Unido é o melhor lugar para morrer

Agência France-Presse
postado em 14/07/2010 15:31
O Reino Unido é o melhor lugar para morrer devido à qualidade do acompanhamento dado às pessoas que se aproximam do fim dos dias, segundo estudo publicado nesta quarta-feira (14/7).

O sistema de saúde público britânico não é considerado dos melhores, mas os cuidados dispensados àqueles que estão morrendo e o profissionalismo dos hospitais colocam o país no primeiro lugar de uma lista de 40, de acordo com pesquisa realizada por Economist Intelligence Unit.

Os autores se basearam em critérios como a atitude do público ante a morte, a formação de pessoal médico, o acesso a medicamentos contra a dor e a relação médico-paciente, para criar um índice de "qualidade da morte".

O segundo lugar é ocupado por Austrália, seguido de Nova Zelândia e Irlanda. A Espanha aparece apenas na 26; posição; já o México (36;) e o Brasil (38;) são os dois únicos latino-americanos da lista que inclui a Índia.

"Poucos países, inclusive ricos, com sistemas de saúde avançados" dispõem de estratégias para o acompanhamento do fim da vida na política de saúde pública, assinala o estudo. No entanto, em muitos desses países, a longevidade e o envelhecimento da população criaram maior demanda para esse tipo de atenção médica.

Os cientistas responsáveis pelo estudo do centro vinculado ao semanário The Economist ouviram médicos e especialistas dos 40 países da lista, composta pelos 30 membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e outros 10 que tinham dados disponíveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação