Mundo

UE abre negociações para adesão da Islândia

Agência France-Presse
postado em 26/07/2010 14:03
A Uniao Europeia (UE) decidiu nesta segunda-feira (26/7) abrir negociaçoes para a adesão da Islândia ao bloco, apesar de vários Estados membros duvidarem da vontade real de integração desse país, cujo sistema financeiro desmoronou com a recene crise econômica.

A Islândia apresentou sua candidatura para a entrada na UE em julho de 2009, em meio a uma crise que levou a opinião pública a ver com bons olhos a possibilidade de proteger-se sob o guarda-chuvas de Bruxelas e do euro. Mas desde então, boa parte do entusiasmo esfriou.

Para entrar na Europa, "é preciso ter vontade e, pelas pesquisas, tenhoa imprenssão de que os islandeses não são muito favoráveis", declarou nesta segunda-feira o secretário de Estado para Assuntos Europeus, Pierre Lellouche.

Este ceticismo é compartilhado por vários governos europeus.

As negociações de adesão constam de 35 capítulos e se anunciam difíceis sobre a pesca e a agricultura. A Islândia quer proteger suas zonas de pescas de bacalau e manter a caça de baleias, uma prática proibida pela UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação