Mundo

Controlados grandes incêndios florestais em Portugal

Agência France-Presse
postado em 27/07/2010 19:37
Os maiores incêndios registrados no centro e no norte de Portugal estavam controlados, na noite de hoje (27/7), e só um dos focos mobilizava mais de cem bombeiros às 21h GMT (18h de Brasília), segundo o serviço de Proteção Civil.

No meio da tarde, a Autoridade de Proteção Civil contabilizava ainda 15 "incêndios significativos" contra 29 no início da tarde.

Vários incêndios importantes foram controlados, principalmente na região de Setúbal, ao sul de Lisboa, aonde foram enviados reforços militares para ajudar os 215 bombeiros que combateram, durante mais de 30 horas, o fogo, alimentado pelo vento e pelo forte calor.

No distrito de Guarda (centro), 112 bombeiros continuavam trabalhando contra um incêndio que ganhou força no começo da tarde, apesar de ter sido controlado na noite anterior.

Outros focos continuavam ativos nas regiões de Viana do Castelo e Braga (norte), assim como no distrito de Aveiro (centro).

Na noite desta terça, o ministro do Interior, Rui Pereira, assegurou que os meios deslocados para apagar os incêndios eram insuficientes, apesar das "condições particularmente adversas" causadas pelas temperaturas elevadas.

Segundo os serviços meteorológicos nacionais, as temperaturas, que superaram os 40;C no centro do país, baixarão a partir de sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação