Mundo

Ex-preso político cubano paraplégico chega a Miami

Agência France-Presse
postado em 28/07/2010 16:33
O ex-preso político cubano paraplégico Ariel Sigler, libertado em 12 de junho, chegou hoje (28/7) a Miami para receber tratamento médico e foi recebido por uma centena de exilados do país, para os quais gritou: "abaixo a ditadura em Cuba", constatou um jornalista da AFP.

[SAIBAMAIS]"A prisão da ditadura não pôde me vencer (...), agora estou pronto para continuar a luta aqui, mais do que nunca", gritou Singler, em uma cadeira de rodas e em meio a uma multidão que se aproximava dele com bandeiras cubanas para cumprimentá-lo no aeroporto de Miami.

Sigler, 46 anos, foi o primeiro preso político libertado após um diálogo entre o presidente Raúl Castro e o cardeal Jaime Ortega em 19 de maio. Devido ao estado de saúde frágil, lhe foi concedido visto humanitário e permissão de saída do país para receber tratamento no Hospital Jackson de Miami.

"Vocês podem ver em que estado me deixou a ditadura que governa Cuba", disse Sigler, mostrando as pernas raquíticas.

O prefeito de Miami, Tomás Regalado, de origem cubana, lhe deu as boas-vindas e disse que hoje é "um dia de felicidade" para os cubanos da cidade pela chegada de Sigler, desejando a ele rápida recuperação.

Sigler, que está em cadeira de rodas desde setembro de 2008, também sofre de uma série de doenças crônicas como polineuropatia e problemas digestivos e renais.

Várias organizações de exilados cubanos que organizaram doações para ajudá-lo com os gastos da chegada e tratamento, entregaram os cheques em mãos.

Sigler, considerado preso de consciência pela Anistia Internacional, cumpria uma condenação de 20 anos de prisão. Ele liderava um movimento opositor quando foi detido, em 18 de março de 2003, junto aos irmãos Guido - que ainda está preso - e Miguel, que foi libertado e atualmente reside em Miami.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação