Mundo

Represa chinesa das Três Gargantas ameaçada por acúmulo de dejetos

Agência France-Presse
postado em 02/08/2010 10:07
A represa das Três Gargantas, a maior do mundo, corre o risco de ficar obstruída pelas toneladas de lixo que se amontoam no rio Yangtsé, informou nesta segunda-feira (2/8) a imprensa oficial.

Os dejetos são tão compactos em alguns lugres que é possível caminhar sobre eles, indicou o jornal China Daily.

Quase três toneladas de dejetos são retirados diariamente da represa, mas devido à falta de pessoal e de equipamentos apropriados o lixo continua se acumulando.

As recentes inundações provocadas pelas chuvas torrenciais também ajudaram a aumentar o acúmulo de lixo.

Mais de 150 milhões de pessoas vivem rio acima da represa. Em certas localidades vizinhas, o lixo doméstico é jogado diretamente no rio - o mais longo do país - por falta de um sistema adequado.

Cerca de dez milhões de iuenes (1,5 milhão de dólares) é investido todos os anos nas operações de limpeza.

A China considera a represa - que custou 22 bilhões de dólares - como uma maravilha moderna. Desde sua finalização em 2008 proporcionou uma quantidade necessária de hidreletricidade, além de ter aumentado a navegação no Yangtsé e ter reduzido as inundações.

No entanto, o maior gerador de eletricidade do mundo é criticado por seu custo ecológico e humano, especialmente devido aos deslocamento de cerca de 1,4 milhão de pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação