Mundo

Coreia do Norte captura pesqueiro sul-coreano que estava desaparecido

Agência France-Presse
postado em 08/08/2010 10:36
A Coreia do Norte tem em seu poder um barco de pesca sul-coreano que desapareceu no Mar do Japão, a leste da península, confirmou o porta-voz da guarda-costeira neste domingo (8/8), um incidente que vem incrementar o clima de tensão entre os dois países.

A tripulação da embarcação, Daeseung 55, formada por quatro sul-coreanos e três chineses, está sendo investigada pelos norte-coreanos. Funcionários do porto de Pohang, de onde saiu o barco, dizem que o Daeseung parou de enviar sinais no sábado.

Nos últimos anos, incidentes envolvendo embarcações dos dois lados têm sido frequentes nas águas disputadas pelos países.

A Coreia do Norte, que nega envolvimento no afundamento da corveta Cheonan da Coreia do Sul, em março, que matou 46 marinheiros, prometeu retaliações a exercícios navais de cinco dias realizados pelo país vizinho.

O "Daeseung 5" teria sido detido pelas autoridades norte-coreanas quando navegava, aparentemente, perto da zona econômica exclusiva norte-coreana, indicou a guarda-costeira em comunicado. O barco estaria sendo rebocado neste domingo para o porto de Songjin, ao norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação