Mundo

Netanyahu defende ataque à frota humanitária

Agência France-Presse
postado em 09/08/2010 08:49
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que o país agiu de acordo com o "direito internacional" durante o ataque à frota humanitária em Gaza, ao comparecer nesta segunda-feira (9/8) a uma comissão de investigação.

"Estou convencido que ao fim da investigação ficará comprovado que o Estado de Israel e o exército israelense atuaram segundo o direito internacional (...) Confio nos membros do exército israelense e todo o Estado de Israel está orgulhoso de seus soldados", declarou Netanyahu.

[SAIBAMAIS]Nove turcos morreram no ataque da marinha israelense contra o barco "Mavi Marmara" em águas internacionais, quando uma frota de ajuda humanitária integrada por seis embarcações tentava romper o bloqueio imposto por Israel ao território palestino de Gaza.

A comissão é integrada oficialmente por cinco membros, todos israelenses, e por dois observadores estrangeiros sem direito a voto.

O mandato da comissão, bastante limitado, consiste em determinar a validade, de acordo com o direito internacional, do bloqueio marítimo imposto por Israel a Gaza, e do ataque à frota, assim como dos atos dos participantes e dos organizadores da expedição marítima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação