Mundo

Colômbia e Venezuela restabelecem relações diplomáticas

Agência France-Presse
postado em 10/08/2010 20:41

Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, decidiram "relançar e restabelecer" as relações diplomáticas, durante a reunião de hoje (10/8) na cidade colombiana de Santa Marta, revela uma declaração conjunta.

"Os presidentes de Colômbia e de Venezuela acertaram relançar a relação bilateral, restabelecendo as relações diplomáticas entre os dois países com base em um diálogo transparente e direto, privilegiando a via diplomática", destaca o texto lido antes da declaração dos presidentes.

Santos considerou que "o resultado das conversações foi muito positivo". "Estamos identificados, Chávez e eu, com a necessidade básica de promover o bem-estar de nossos povos, e vamos construir uma relação duradoura".

A Venezuela decidiu romper relações com a Colômbia no fim do mês passado, após o governo do então presidente colombiano, Alvaro Uribe, denunciar a presença de 1,5 mil guerrilheiros das Farc e da ELN no território venezuelano.

Comprometimento

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se comprometeu perante o colega colombiano, Juan Manuel Santos, "a não permitir a presença de grupos armados em seu território", assegurou o chefe de Estado colombiano, esta terça-feira, durante uma cúpula bilateral em Santa Marta (Colômbia).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação