Mundo

Especialista descarta que iceberg à deriva represente um perigo

Agência France-Presse
postado em 11/08/2010 15:50
O imenso bloco de gelo de mais de 250Km; que se desprendeu de uma geleira ártica não representa um perigo imediato para a navegação ou a exploração petroleira no Canadá, indicou hoje (11/8) à AFP a meteorologista canadense que o descobriu em fotos de satélite.

Apesar de poder ameaçar barcos ou plataformas petroleiras e, inclusive, se quebrar como está previsto em vários grandes pedaços, o perigo não é iminente: a ilha flutuante deverá demorar entre um e dois anos para alcançar o litoral do Canadá, segundo Trudy Wohlleben, que descobriu o bloco de gelo na semana passada.

Até lá, há grandes possibilidades de que as águas mais quentes e as ondas maiores das tempestades do Oceano Atlântico o dividam em vários pedaços.

O iceberg, de um tamanho quatro vezes superior à superfície da ilha de Manhattan, se desprendeu da geleira Petermann no noroeste da Groenlândia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação