Mundo

China tem dia de luto em homenagem às vítimas de Gansu

Agência France-Presse
postado em 15/08/2010 11:12
A China respeita neste domingo um dia de luto nacional em memória dos mais de 1,2 mil mortos nos deslizamentos de terra na província de Gansu (noroeste do país), os piores em uma década.

Todas as atividades foram canceladas no país, incluindo a partida entre Brasil e China pelo Grand Prix de vôlei feminino, que seria disputada na cidade de Macau e foi reprogramada para amanhã (16/8).

As autoridades advertiram que as chuvas torrenciais continuariam hoje, com riscos de inundações e deslizamentos de terra em Gansu e na província vizinha de Sichuan, destacou a agência oficial Xinhua (Nova China).

Há uma semana, gigantescos deslizamentos de barro devastaram a cidade montanhosa de Zhouqu, em Gansu, deixando um balanço de 1.248 mortos e 496 desaparecidos.

Neste domingo, as bandeiras foram hasteadas a meio pau em todo o país, já que na tradição chinesa o sétimo dia após uma morte representa o ponto culminante do luto. Em toda a China foram cancelados eventos como shows, sessões de cinema e espetáculos de luz e som.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação