Mundo

Governo ameaça xerife do Arizona por discriminação

Agência France-Presse
postado em 18/08/2010 18:44
O governo dos Estados Unidos prepara uma ação legal contra o xerife do estado do Arizona Joe Arpaio, por não colaborar com uma investigação sobre discriminação contra imigrantes ilegais, informaram fontes oficiais à AFP hoje (18/8).

"Não duvidaremos em abrir um processo, a partir de 17 de agosto, caso o condado de Maricopa prossiga com sua posição de não colaborar com a investigação do Departamento de Justiça", assinala uma carta enviada a Arpaio em 3 de agosto passado.

Joe Arpaio, de 78 anos, xerife de Maricopa desde 1992, é acusado de apoiar a discriminação contra imigrantes hispânicos ilegais.

O Departamento de Justiça abriu uma investigação, em março passado, sobre a discriminação no Arizona, mas não obteve a cooperação necessária do xerife.

Arpaio é criticado pelos métodos, que incluem grandes operações policiais contra imigrantes sem documentos em ruas, fábricas e até na saída de supermercados.

O xerife "sempre cumpriu com suas responsabilidades honestamente e observando as leis estaduais e federais", explicou Asheesh Agarwal, porta-voz de Arpaio, em um e-mail enviado à AFP.

Os advogados do xerife solicitaram uma nova reunião com os agentes federais na próxima semana, revelou o porta-voz do Departamento de Justiça, Xochitl Hinojosa.

O Departamento de Justiça exige que Arpaio entregue documentos e permita uma ampla investigação no condado.

Arizona tornou-se lugar de uma áspera disputa entre partidários da linha-dura contra a imigração ilegal e os defensores dos imigrantes. O governo estadual aprovou uma lei que exige da polícia o combate à imigração ilegal, mas a justiça suspendeu parte dessa legislação em julho passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação