Mundo

Assinado acordo para a reforma do teto da Basílica da Natividade em Belém

Agência France-Presse
postado em 02/09/2010 13:38
A Autoridade Palestina e representantes das Igrejas ortodoxa, armênia e latina (católica) assinaram nesta quinta-feira (2/9), em Belém, um acordo histórico para a reforma do teto da Basílica da Natividade, onde nasceu Jesus Cristo, segundo a tradição.

O acordo foi assinado na presença do primeiro-ministro palestino Salam Fayyad, pelos representantes das três Igrejas e por Ziad al-Bandak, chefe da comissão presidencial para a reforma e o expecialista Remgio Rossi, que dirige a equipe internacional encarregada dos trabalhos.

Bandak disse à AFP que o acordo foi possível "graças aos esforços da Autoridade palestina, sob a supervisão do presidente Mahmud Abbas", que desbloqueou o orçamento de um milhão de dólares.

A primeira fase dos trabalhos levará 150 dias, acrescentou, sem precisar a data do início.

Segundo um relatório recente da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o teto, cuja estrutura data do século XV, está cheio de goteiras. Os elementos de madeira, assim como restos de mosaicos e pinturas estão ameaçados pela umidade.

O teto não passa por obras de conservação há 200 anos, segundo a entidade responsável pela guarda dos lugares santos da Igreja Católica, Custódia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação