Mundo

Jornalista iraniana ameaçada com a pena de morte

Agência France-Presse
postado em 04/09/2010 13:16
TEERÃ - Uma jornalista e militante dos direitos humanos iraniana presa desde dezembro do ano passado foi acusada neste sábado (4/9), durante o julgamento, de ser "inimiga de Deus", o que pode ser punido com a pena de morte segundo a lei islâmica em vigor no Irã.

Shiva Nazar-Ahari, de 26 anos, "foi julgada sob a acusação de ;moharebeh; (inimiga de Deus), conspiração contra a segurança nacional, propaganda contra o regime e perturbação da ordem pública", afirmou o advogado da jornalista, Mohamad Sharif.

A audiência deste sábado foi a última antes do veredicto, segundo Sharif, que disse não ser pessimista sobre o fim do processo.

Nazar-Ahari é acusada principalmente de ter vínculos com a organização ;Mujahedines do Povo;, principal movimiento de luta armada contra o regime de Teerã, mas ela negou categoricamente a acusação, segundo o site reformista Kaleme.com.

Desde a revolução islâmica de 1979, Teerã executou muitos opositores com base na acusação de "moharebeh".

Nazar-Ahari foi detida pouco depois da polêmica reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad em junho de 2009, que provocou uma onda de manifestações em todo o país.

Após três meses, a jornalista foi liberada sob fiança, mas voltou a ser presa em dezembro, quando pretendia comparecer ao funeral do grande aiatolá Hosein Ali Montazeri, que foi um seguidor do aiatolá Khomeini antes de virar um símbolo da resistência ao poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação