Mundo

Após terremoto na Nova Zelândia cidade de Christchurch decreta emergência

postado em 05/09/2010 09:25
A cidade de Christchurch, a segunda maior da Nova Zelândia, está em estado de emergência desde a manhã de ontem, depois que um terremoto devastou a regiãoa. O abalo, de magnitude 7,2 na escala Richter, destruiu prédios e pontes e prejudicou o fornecimento de energia elétrica e água. Dutos de gás também foram afetados. A estimativa da prefeitura é de que os prejuízos cheguem a 2 bilhões de dólares neozelandeses, o equivalente a US$ 1,44 bilhão. Apesar da forte intensidade do tremor e da amplitude dos danos materiais, não houve mortes.

O terremoto ocorreu às 4h35 (12h35 de sexta-feira, em Brasília), quando quase ninguém circulava pela rua. Com o abalo, imóveis desabaram e atingiram carros estacionados, bloqueando boa parte das avenidas da cidade, que tem quase 400 mil habitantes. Até a noite de ontem, as autoridades tinham contabilizado 20 feridos, apenas dois deles em estado grave ; ambos homens, com idade próxima aos 50 anos.

O prefeito de Christchurch, Bob Parker, disse estar ;horrorizado pela quantidade de danos;, considerados muito piores depois que o dia amanheceu. ;Nós decidimos declarar estado de emergência na cidade. Isso torna mais fácil retirar pessoas dos edifícios, caso seja necessário, e interditar as ruas;, justificou Parker em um programa de rádio local. ;Não deve existir uma casa, não deve haver uma família em nossa cidade que não tenha sofrido danos pessoais ou em sua propriedade;, completou o prefeito.

As autoridades locais também ordenaram o esvaziamento do aeroporto de Christchurch. Policiais relataram que, em muitos bairros, chaminés caíram do telhado das casas e paredes ficaram rachadas após o tremor. Os agentes isolaram o centro da cidade para evitar saques a lojas e supermercados, e pediram que a população evitasse sair de casa durante o dia de ontem.

Os moradores de Christchurch, distante 304km da capital, Wellington, contaram a agências de notícias que o abalo principal foi bastante poderoso. Depois desse tremor, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (que monitora a atividade sísmica em todo o mundo) registrou uma série réplicas. Não chegou a ser emitido, porém, nenhum alerta de tsunami. A Nova Zelândia está em uma região conhecida como ;anel de fogo; do Pacífico, no limite entre as placas tectônicas da Austrália e do Pacífico. O país registra cerca de 15 mil tremores por ano, a maioria de baixa magnitude.


QUEDA DE AVIÃO
Também na Nova Zelândia, nove pessoas morreram ontem na queda de um avião de pequeno porte. A aeronave modelo Fletcher, com motor de hélice, levava cinco neozelandeses e quatro turistas estrangeiros para praticar paraquedismo no sul do país. Os corpos das vítimas ; incluindo os turistas da Irlanda, da Inglaterra, da Alemanha e da Austrália ; devem ficar no local no acidente até o fim da tarde de hoje, quando serão levados para necropsia. Ainda não se sabe quais foram as causas do acidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação