Mundo

Governo chileno designa interventor para avaliar quebra da mina San Esteban

Agência France-Presse
postado em 06/09/2010 15:56
SANTIAGO - Um tribunal chileno designou nesta segunda-feira (6/9) a advogada María Loreto Ried como interventora da empresa de mineração San Esteban, proprietária da jazida onde permanecem presos 33 mineiros desde 5 de agosto passado, como parte de um processo que poderia derivar em sua quebra, informa a imprensa local.

A medida foi tomada em resposta à solicitação dos proprietários da jazida San José.

A advogada redigirá um informe sobre um acordo de pagamentos ou iniciará o processo de decretação de falência da "Compañía Minera San Esteban Primera Sociedad Anónima", reporta o site do jornal El Mercurio.

A empresa entrou semana passada com uma petição à Corte de Apelações de Santiago para determinar sua viabilidade econômica.

"A companhia que represento está num estado tal que não pode enfrentar seus compromissos mais imediatos, tendo já cessado o pagamento de uma obrigação mercantil", diz o documento, assinado pelo representante Alejandro Bohn.

A justiça chilena ordenou semanas atrás congelar 1,8 milhão de dólares que o Estado deveria pagar à companhia pela venda do cobre, para assegurar o futuro das indenizações.

A família de um mineiro entrou, além disso, com uma queixa na justiça contra os proprietários da mina e contra um organismo técnico que a autorizou a operar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação