Mundo

Bundesbank demite um de seus diretores acusado de racismo

Agência France-Presse
postado em 09/09/2010 18:33
Berlim - O Banco Central alemão anunciou nesta quinta-feira (9/9) a demissão de um polêmico membro da diretoria, o social-democrata Thilo Sarrazin, devido a uma controvérsia causada por declarações consideradas racistas em um livro lançado no fim de agosto.

"A diretoria do Bundesbank e o membro Thilo Sarrazin estão conscientes das responsabilidades com a instituição Bundesbank. Levando em consideração o debate público (em torno do livro de Sarrazin), as partes envolvidas vão, em comum acordo, pôr fim à cooperação no fim do mês", anunciou o Bundesbank em seu site nesta quinta-feira à noite.

No livro intitulado "A Alemanha se encaminha para a sua derrota", Thilo Sarrazin desenvolve uma teoria sobre um "gene judeu" e considera que a Alemanha "se embruteceu" sob a influência dos imigrantes muçulmanos. "Se eu tivesse vontade de ouvir a convocação para as orações do almuadem, iria ao Oriente", escreveu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação