Mundo

Irã questiona credibilidade do diretor da AIEA

Agência France-Presse
postado em 14/09/2010 07:45
O diretor do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, questionou nesta terça-feira (14/9) a "credibilidade" do diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o japonês Yukiya Amano, que lamentou na véspera o veto de Teerã a dois inspetores da instituição.

"Os comentários de Amano não apenas colocam em julgamento sua credibilidade, como constituem um insulto para os outros inspetores da agência", declarou Salehi.

Na segunda-feira, no início de uma reunião do conselho de ministros da AIEA em Viena, Amano lamentou a decisão iraniana de impedir a entrada no país de dois inspetores.

"As objeções reiteradas dos iranianos sobre a indicação de inspetores que têm um conhecimento dos ciclos de combustível nuclear e das instalações do Irã obstaculizam o processo de inspeção", acrescentou no início da reunião que durará toda a semana.

"Se isto continuar, será problemático", afirmou Amano em entrevista coletiva posterior.

O Conselho de Segurança exigiu do Irã a interrupção das atividades de enriquecimento de urânio para que a AIEA possa determinar se existe um componente militar no programa nuclear.

Teerã alega que o programa é exclusivamente civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação