Mundo

Checheno Zakayev se entregará às autoridades polonesas

Agência France-Presse
postado em 16/09/2010 20:38
Varsóvia - O líder separatista checheno Ajmed Zakayev, procurado por "terrorismo" pelo governo em Moscou, se entregará na manhã desta sexta-feira à promotoria em Varsóvia, onde está para participar do Congresso checheno mundial, informou nesta quinta-feira (16/9) uma fonte separatista citada pela agência PAP.

"Ajmed Zakayev não está na Polônia para se esconder. A Polônia não é inimiga de Ajmed Zakayev", declarou o "consul honorário da República da Itchkeria", Adam Borowski, citado pela agência polonesa PAP.

"Zakayev não quer se esconder ou provocar problemas para a Polônia, e se apresentará amanhã, às 8h (3h Brasília), à Promotoria, acompanhado por amigos e por um advogado", disse Borowski.

O Congresso checheno teve início na noite desta quinta-feira, na periferia de Varsóvia, e o encontro prosseguirá até amanhã.

Zakayev vive na Grã-Bretanha, onde tem status de refugiado político, mas é alvo de uma ordem internacional de prisão emitida por Moscou.

A Justiça polonesa informou ontem que poderia detê-lo, tendo em vista que como Estado-membro da Interpol, tem a obrigação de aplicar ordens internacionais de prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação