Mundo

Ministro alemão atribui a mal-entendido comentários de Sarkozy

Agência France-Presse
postado em 17/09/2010 07:35
O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, atribuiu nesta sexta-feira (17/9) a um "mal-entendido" as declarações da véspera do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de que a chanceler Angela Merkel também pretendia desmantelar acampamentos de ciganos.

"Suponho que se trata de um mal-entendido, porque a chanceler explicou publicamente como aconteceu a conversa, como me contou pessoalmente, e a chanceler nunca fez esta declaração", declarou Westerwelle à rádio pública Deutschlandunk.

[SAIBAMAIS]"Com certeza, isto seria contrário à Constituição alemã e não existe nenhuma reflexão sobre este tema", completou.

Westerwelle reafirmou, no entanto, a posição de seu governo de rejeitar uma possível comparação das expulsões de ciganos na França com os nazistas, um paralelo feito pela comissária europeia de Justiça, Viviane Reding, que depois pediu desculpas.

Esta comparação é "inaceitável", declarou o ministro alemão.

Após a reunião de cúpula europeia de quinta-feira em Bruxelas, Sarkozy afirmou que Merkel havia afirmado que pretendia de acabar com acampamentos de ciganos nas próximas semanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação