Mundo

Otan insiste em direito de legítima defesa depois de queixa do Paquistão

Agência France-Presse
postado em 27/09/2010 16:33
Bruxelas - A Otan tem direito de se defender dentro do mandato no Afeganistão, afirmou nesta segunda-feira (27/9) um dirigente da Aliança em resposta a um protesto do Paquistão contra uma ação de helicópteros das forças internacionais no espaço aéreo do país.

"As forças da Isaf têm o direito dentro do mandato de se defender quando cumprirem com a missão", afirmou à AFP um dirigente da Otan.

O Paquistão expressou um firme protesto à Otan pelos bombardeios aéreos realizados por helicópteros da Aliança no território, perto da fronteira com o Afeganistão, anunciou o ministro das Relações Exteriores.

Um ataque dos helicópteros da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan matou na última sexta-feira 30 "insurgentes", informaram as forças internacionais em um comunicado em Cabul.

O Paquistão, no entanto, afirma que os helicópteros já haviam entrado no território em duas ocasiões, vindos da província afegã de Jost (leste) quando perseguiam os rebeldes.

"Esses incidentes são uma clara violação do mandato da ONU sob o qual a Isaf opera", afirmou em um comunicado o porta-voz da chancelaria paquistanesa, Abdul Basit.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação