Mundo

Noruega reforçará presença diplomática no Brasil

Agência France-Presse
postado em 05/10/2010 16:12
Managuá - A Noruega decidiu fechar em 2011 as embaixadas em Nicarágua, Colômbia e outros três países com o objetivo de liberar recursos para reforçar a presença diplomática no Brasil e em nações asiáticas, informou nesta terça-feira (5/10) a delegação nórdica em Manágua.

"Estamos vendo uma mudança no poder econômico e político para o sul e o leste, e sobretudo para a Ásia, que está adquirindo um papel mais destacado. (...) Portanto, (Oslo) decidiu aumentar a presença diplomática da Noruega nessas regiões", afirmou a embaixada em um comunicado.

"Cinco missões serão fechadas: Abidjan (Costa do Marim), Bogotá (Colômbia), Dili (Timor Oriental), Liubliana (Eslovênia) e Manágua (Nicarágua). Os interesses noruegueses nesses países estarão a cargo de outras missões nas regiões", completou, indicando que o fechamento ocorrerá durante 2011.

Por sua vez, a chanceleraia nicaraguense informou que o embaixador norueguês em Manágua, Tom Tyrihjell, informou na segunda-feira essa decisão ao ministro de Relações Exteriores, Samuel Santos.

"O embaixador informou que a decisão obedece a necessidade de corte de seu serviço no exterior, devido a razões orçamentárias", indicou a chancelaria em uma nota de imprensa.

Completou que o embaixador informou que "os compromissos adquiridos no âmbito da cooperação bilateral serão cumpridos nos termos estabelecidos" com Manágua.

A Noruega foi uma importante cooperante da Nicarágua em projetos de energia sustentável, preservação do meio ambiente, direitos humanos e planos sociais, entre outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação