Mundo

FAO acredita que peste bovina está perto da erradicação

Agência France-Presse
postado em 14/10/2010 11:27

ROMA - A campanha mundial contra a peste bovina está a ponto de encerrar as atividades, o que abre caminho para a erradicação oficial da doença fatal para o gado. O anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A peste bovina não afeta diretamente o ser humano, mas provoca grandes perdas às criações de gado, o que resulta em fome e devastação, destaca a FAO.


"A luta pela eliminação da peste bovina sempre foi prioridade para a FAO", declarou o diretor geral da agência, Jacques Diouf, durante um simpósio mundial sobre a erradicação do mal em Roma.

A FAO aguarda os últimos relatórios oficiais da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) sobre a situação em alguns países . Assim, a erradicação da peste bovina em escala mundial pode ser proclamada oficialmente em meados de 2011.

Provocada por um vírus e difundida por contato e através de materiais contaminados, a peste bovina dizimou milhões de bovinos, búfalos, iaques e algumas espécies selvagens da mesma família, com taxas de mortalidade que em alguns casos extremos se aproximam de 100%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação