Mundo

Franceses querem greve geral como a de 1995

Agência France-Presse
postado em 14/10/2010 13:05
PARIS - Um total de 54% dos franceses são favoráveis a uma greve geral como a de 1995, caso o governo não recue na intenção de reformar o sistema de aposentadoria. A informação foi divulgada por uma pesquisa do instituto BVA para o Canal Plus.

"Se o governo se negar a recuar no aumento da idade mínima legal para a aposentadoria, você seria favorável ou contrário a que os sindicatos organizassem uma greve geral como em 1995?". Essa foi a pergunta feita ao público alvo.

De acordo com o instituto, 45% dos 1.016 entrevistados foram contrários à ideia. A pesquisa foi realizada na semana da quarta jornada de manifestações contra a reforma convocada pelos sindicatos franceses, na última terça-feira.

A mobilização de terça foi acompanhada por uma nova greve geral, que continua em dois setores chave: transporte ferroviário e refinarias.

O projeto de reforma continua sendo examinado no Senado. O governo do presidente Nicolas Sarkozy quer elevar de 60 para 62 anos a idade para obter a aposentadoria. Também pretende aumentar de 65 para 67 anos a idade para receber a pensão completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação