Mundo

Armênia inaugura teleférico mais longo do mundo

Agência France-Presse
postado em 16/10/2010 12:51
A Armênia inaugurou neste sábado o teleférico mais longo do mundo, com cabines que deslizam por um cabo de 5,7 km atravessando a garganta de Vorotan até o moteiro de Tatev, no sul desta ex-república soviética, constatou a AFP.

O presidente armênio Serge Sarkissian e o principal dignitário da Igreja apostólica armênia, Karekin II, reunidos no sopé de uma montanha perto da fronteira com o Irã, realizaram a primeira viagem oficial a bordo do teleférico, acompanhados de convidados.

A nova ligação permitirá chegar em qualquer época do ano ao mosteiro de Tatev, uma construção que data do século IX e constitui um dos principais centros religiosos do país.

As obras foram estimadas em 18 milhões de dólares (13 milhões de euros), financiadas na maior parte por fundos privados, segundo a Fundação Nacional da Concorrência armênia, que supervisionou o projeto.

A Armênia, um país pobre que tem fronteiras com Turquia, Irã, Azerbaijão e Geórgia, tenta desenvolver o turismo, graças a seu patrimônio histórico.

Até agora, o teleférico mais longo do mundo era o de Sandia Peak, no Novo México (Estados Unidos), com um percurso de 4,3 km.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação