Mundo

Coronel canadense declara-se culpado de assassinatos

Agência France-Presse
postado em 18/10/2010 17:06

BELLEVILLE - O ex-comandante da base aérea mais importante do Canadá declarou-se culpado nesta segunda-feira (18/10) por 86 crimes, incluindo dois assassinatos, dois estupros e roubos a casas de dezenas de mulheres.

Russell Williams já pilotou o avião que levava o primeiro-ministro do Canadá e também outras personalidades, como a família real britânica durante visita ao país. Diante do tribunal de Belleville (Ontario), o ex-comandante não demonstrou nenhuma emoção.

Com de 47 anos, Williams comandava a base aérea mais importante do exército canadense, a de Trenton, em Ontario, 175 km a leste de Toronto. O coronel foi preso em fevereiro pelo desaparecimento e morte de Jessica Lloyd, de 27 anos, no final de janeiro, em Ontario.


Williams declarou-se culpado pelo crime e pelo assassinato da cabo Marie-France Comeau, de 38 anos, sua subordinada. A mulher foi encontrada morta em casa na mesma região, em novembro de 2009.

O coronel também aceitou as acusações de ter entrado sem permissão nas casas de outras duas mulheres e as ter estuprado. Também confirmou as de roubo a casas de 82 mulheres.

A polícia encontrou na residência do coronel roupas íntimas de suas vítimas. Caso seja declarado culpado de assassinato com premeditação, o ex-comandante será condenado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

Em abril, Williams tentou se suicidar. Depois, iniciou uma greve de fome. Antes de ser nomeado chefe do esquadrão 437 de Trenton, há dois anos, ele havia sido comandante de uma base canadense secreta no Oriente Médio, utilizada para operações no Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação