Mundo

Cuba liberta presos políticos

postado em 22/10/2010 10:17
Brasília - O governo cubano libertou nesta quinta-feira (21/10) os presos políticos Rolando Jimenez Posada, Arturo Suarez Ramos e Ciro Perez Santana, que foram levados para a Espanha. As informações são da agência portuguesa Lusa.

Também ontem, a Igreja Católica de Cuba divulgou a libertação de mais cinco presos políticos ; quatro homens e uma mulher ; membros de um grupo de 75 dissidentes condenados em 2003 no país. Com mais essa liberação, chega a 47 o número de dissidentes que aceitaram viver na Espanha e foram libertados.

Esta semana, o cubano Guillermo Fariñas, 48 anos, que ficou 11 anos preso e fez greve de fome até a libertação dos primeiros presos políticos de Cuba, foi escolhido como o vencedor do prêmio de direitos humanos (Sakharov) concedido pelo Parlamento da União Europeia.

Esta é a terceira vez que a dissidência cubana recebe a premiação, no valor de 50 mil euros (cerca de R$ 116 mil). O prêmio é entregue a ;indivíduos excepcionais que combatem a intolerância, o fanatismo e a opressão;, segundo as normas do conselho do parlamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação