Mundo

Irmãos de Liu Xiaobo se dizem dispostos a receber Nobel da Paz em seu nome

Agência France-Presse
postado em 26/10/2010 10:50

PEQUIM - Os irmãos do dissidente chinês Liu Xiaobo estão dispostos a viajar até Oslo para receber em seu nome o Prêmio Nobel da Paz. Eles podem ir acompanhados de amigos, que receberam um apelo de sua mulher, Liu Xia, em prisão domiciliar. A informação é do Centro de Informações dos Direitos Humanos e da Democracia, ONG com sede em Hong Kong.

A esposa de Xiaobo - que cumpre pena de 11 anos de prisão e foi premiado com o Nobel da Paz por sua luta pela abertura política na China - divulgou uma carta na qual pede a amigos do casal que recebam o prêmio em nome do marido na Noruega.

O documento, que circula na internet, pede a 100 dissidentes chineses, advogados e professores, que recebam o prêmio em nome de Xiaobo em Oslo no dia 10 de dezembro. De acordo com a situação atual, a possibilidade de que Xiaobo e eu possamos receber o prêmio é mínima, mas acredito que Xiaobo gostaria, sem dúvida, que seus amigos assistissem a esta histórica cerimônia", escreveu Liu Xia.

Yang Jianli, um dissidente que mora nos Estados Unidos, afirmou que Liu Xia confiou a ele a missão de coordenar com amigos e partidários a viagem a Oslo.

A lista de convidados inclui Bao Tong, ex-alto funcionário do governo que foi condenado por ter sido contrário ao uso da força para acabar com os protestos por democracia da Praça da Paz Celestial em 1989.

Também estariam listados Shang Baojun, advogado que defendeu Liu Xiaobo em dezembro de 2009, a militante tibetana Woeser, o professor da Academia de Cinema de Pequim Cui Weiping e Zhang Zuhua, que redigiu a Carta 08 com o dissidente laureado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação