Mundo

Chanceler afirma que Cristina Kirchner buscará a reeleição

Agência France-Presse
postado em 29/10/2010 12:57
BUENOS AIRES - A presidente argentina Cristina Kirchner será a candidata do governo nas eleições de 2011 e buscará a reeleição após a morte do marido, o ex-presidente e líder do peronismo Néstor Kirchner. A afirmação foi feita pelo chanceler Héctor Timerman ao canal americano CNN.[SAIBAMAIS]

"Nós dizíamos que podia podia ser ;pinguino ou pinguina;, que podia ser ele ou ela, agora certamente será ela", disse Timerman. Pinguino (pinguim) era o apelido do ex-presidente Néstor e faz referênciia ao animal símbolo da Patagônia, terra natal de Kirchner.

"Cristina vai ser a candidata dos argentinos e vai ganhar as eleições, não tenho nenhuma dúvida", disse o chanceler. No entanto, ele explicou que a candidatura não está fechada, uma vez que a presidente precisa decidir. Mas fez questão de declarar apoio a Cristina.

Ao comentar a sucessão na secretaria geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Timerman disse que vai ser difícil. Para ele, Kirchner "era importante, era algo mais que um secretário-geral, um estadista que podia aconselhar".

Ao ser questionado sobre Cristina Kirchner, que sucedeu o marido e assumiu a presidência em 2007, o chanceler disse: "É uma líder política por direito próprio, não é a viúva que herda, é a condutora do governo porque assim foi eleita".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação