Mundo

Califórnia rejeita proposta de legalização da maconha

Agência France-Presse
postado em 03/11/2010 09:34
LOS ANGELES - A proposta para a legalização do cultivo, comércio e consumo da maconha na Califórnia foi rejeitada nesta terça-feira (2/11) em um referendo popular, realizado de forma conjunta com as eleições legislativas de meio mandato.

A Proposta 19, que teria transformado a Califórnia no primeiro lugar do mundo a legalizar a maconha, foi rejeitada por 57% votos contrários e 43% favoráveis, segundo as projeções divulgadas pela imprensa.

Os defensores da legalização argumentaram durante a campanha que esta seria uma forma eficaz de combater o tráfico de drogas e de criar uma inovadora forma de negócio. Também diziam que a legalização desencadearia uma considerável arrecadação de impostos para o estado conhecido pelo bilionário déficit fiscal.

A eventual aprovação da lei havia sido criticada pelos presidentes da Colômbia e do México, que temiam o impacto em seus países e na política antidrogas de Washington em relação ao exterior.

A campanha a favor da legalização arrecadou mais de 4,2 milhões de dólares de doadores tão diversos como o investidor de origem húngara George Soros e dos co-fundadores da rede social Facebook, Dustin Moskovitz e Sean Parker.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação