Mundo

Iranianos marcham contra os EUA

Agência France-Presse
postado em 04/11/2010 10:07
TEERÃ - Embalados pelo slogan Morte aos EUA, milhares de iranianos participaram de uma manifestação contra o "Grande Satã", nesta quinta-feira (4/11). Eles comemoraram o 31; aniversário do sequestro da embaixada americana em Teerã por estudantes fundamentalistas.

Anualmente, o Irã marca no dia 4 de novembro o aniversário da invasão da embaixada dos Estados Unidos em 1979, meses depois da Revolução Islâmica no Irã, que derrubou o xá apoiado por Washington.

Carregando bandeiras iranianas, fotos do aiatolá Ali Khamenei e cartazes com dizeres antiamericanos, os manifestantes também cantavam slogans contra Israel em frente ao prédio onde funcionava a representação diplomática dos EUA.

O sequestro de 52 diplomatas americanos durante 444 dias, que marcou o rompimento das relações diplomáticas entre Washington e Teerã, foi planejado para convencer os americanos a entregarem o xá deposto Mohammad Reza Pahlavi.

Ezatollah Zaragami, principal orador da manifestação e um dos sequestradores de 1979, criticou o presidente americano, Barack Obama.

"Obama agiu mal e de maneira fraca em relação à política externa", disse Zaragami, que atualmente comanda a mídia estatal iraniana. Em sua declaração final, os organizadores da marcha afirmam que o Irã considera "os Estados Unidos o Grande Satã e o inimigo número um" do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação