Mundo

Milhares protestam na Alemanha contra trem de resíduos radioativos

Agência France-Presse
postado em 06/11/2010 18:10
DANNENBERG - Dezenas de milhares de ativistas antinucleares alemães protestaram, neste sábado (6/11), contra a passagem de um trem com resíduos radioativos procedente da França, cujo avanço foi atrasado pelos militantes.[SAIBAMAIS]

O comboio, composto por 14 vagões e 308 contêineres com 123 toneladas de resíduos nucleares vitrificados, entrou na Alemanha às 14h locais (11h0 de Brasília), cruzando a ponte sobre o rio Reno, que vai de Estrasburgo a Kehl.

Após uma longa pausa técnica na estação de Kehl, onde foram atrelados seis vagões que transportavam policiais alemães, o comboio partiu às 18h (15hde Brasília) com destino a Karlsruhe, onde os manifestantes o aguardavam, informou a polícia.

Os policiais disseram ainda que tiveram de usar gás de pimenta para conter manifestantes que atiravam pedras nos oficiais perto de Danneberg, estação terminal do comboio, no norte do país.

Os resíduos processados pelo grupo francês Areva devem percorrer 600 km sob vigilância de 16 mil policiais alemães para chegar ao depósito, em Gorleben. O trem é aguardado na noite de domingo em Dannenberg, onde os contêineres serão transferidos para caminhões, que transportarão o material pelos 20 km restantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação