Mundo

Cinco bispos anglicanos convertem-se ao catolicismo

Agência France-Presse
postado em 08/11/2010 18:41
Londres - Cinco bispos anglicanos tradicionalistas, opostos à mudança "liberal" aprovada pela hierarquia, como a bênção ao casamento gay e a ordenação de mulheres sacerdotes, vão se unir em breve à Igreja Católica, anunciou nesta segunda-feira (8/11) a Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales.

São eles os bispos Andrew Burnham, Keith Newton, John Broadhurst, Edwin Barnes e David Silk.

O Vaticano já havia aprovado uma lei, em 2009, prevendo esses casos e calculando "entre 20 e 30 bispos e várias centenas de pessoas" os que poderiam passar à Igreja de Roma quase 500 anos depois do cisma anglicano de 1534. A Igreja anglicana da Inglaterra e Gales conta com pouco mais de 100 bispos.

A iniciativa recente do Vaticano de acolhê-los foi bem recebida pelos anglicanos tradicionalistas opostos a evoluções recentes da igreja.

As paróquias dos bispos Burnham e Newton votaram contra a ordenação de mulheres. Monsenhor Broadhurst é um dos mais fervorosos opositores a esta questão. Em recente entrevista ao jornal Daily Telegraph, chamou de "fascista" a conduta da hierarquia anglicana que, segundo ele, "marginalizou os que se opuseram à ordenação de mulheres".

A conversão dos bispos anglicanos se tornará efetiva no próximo 31 de dezembro, permitindo criar uma estrutura específica para Inglaterra e Gales.

O anúncio destas deserções acontece menos de dois meses depois de uma histórica visita do Papa Bento XVI ao país oficialmente anglicano e no qual os católicos representam minoria de cinco milhões de fiéis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação