Mundo

Chefão da máfia de Montreal é assassinado

Agência France-Presse
postado em 11/11/2010 17:17
Montreal (Canadá) - Morreu a tiros na noite dessa quarta-feira (10/11), na cozinha, Nicolo Rizzuto - chefão da máfia de Montreal e um dos últimos representantes da primeira geração de "padrinhos" no país, vindos da Itália.

"Era natural de Cattolica Eraclea na Sicília, onde nasceu em 1924", disse o especialista Antonio Nacaso, que recolheu depoimentos sobre ele.

Analfabeto, mas inteligente e ambicioso, escolheu a carreira bem cedo, casando-se com a filha do chefão do clã mafioso local aos 21 anos.

Rejeitado pelas autoridades americanas, desembarcou em Halifax no Canadá em 1954 e começou uma paciente conquista do poder, depois do assassinato de Paolo Violi, mafioso calabrês, em 1978.

Apesar de ter deixado a gestão do império em expansão para o filho Vito, ele parecia continuar a vida em perfeita forma, sorrindo com facilidade, sempre usando um chapéu que lhe fazia parecer com um gangster americano da época de Al Capone.

Mesmo tendo sido preso na Venezuela por tráfico de cocaína, passou boa parte do longo reinado sem ter sido incomodado no Canadá, exceto uma vez por dirigir embriagado; ainda que a polícia tenha conseguido filmá-lo colocando milhares de dólares em espécie nas meias, atrás de um bar.

Ele chegou a ser preso em 2006, após ter passado o poder, tendo sido condenado dois anos mais tarde a quatro anos de prisão por receptação de objetos roubados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação