Mundo

David Cameron visita Brasil em 2011

Agência France-Presse
postado em 15/11/2010 19:56
Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou nesta segunda-feira que visitará o Brasil, um de seus sócios emergentes no G20, no próximo ano.

"No ano que vem planejo visitar Brasil e Rússia", declarou Cameron em um discurso pronunciado durante o banquete anual do prefeito da City londrina (Lord Mayor of London).

Desde sua chegada a Downing Street, em maio passado, à frente de uma coalizão de conservadores e liberais democratas, o primeiro-ministro britânico já visitou três potências emergentes: Índia, Turquia e China.

As viagens de Cameron são parte de uma nova iniciativa britânica para promover uma "política externa mais comercial".

"Devemos vincular nossa economia com as regiões que crescem mais rapidamente no mundo, colocar nossos interesses comerciais no coração da nossa política externa", declarou o premier britânico.

Cameron lembrou que a Grã-Bretanha negocia hoje mais com a Holanda do que "com Brasil, Rússia, Índia, China e Turquia juntos".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou em novembro de 2009 uma visita à Grã-Bretanha dedicada essencialmente a promover investimentos britânicos no Brasil.

Há uma semana, o ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, anunciou a intenção de Londres de melhorar os laços econômicos e diplomáticos com a América Latina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação