Mundo

Champagne mais antiga do mundo é degustado na Finlândia

Agência France-Presse
postado em 17/11/2010 13:34
MARIEHAMN - A champagne mais antiga do mundo, uma bebida de dois séculos de idade descoberta em meio a restos de um barco afundado no mar Báltico, tinha poucas bolhas e apresentava um forte odor acre, observou nesta quarta-feira um jornalista que participou da degustação.Especialista Richard Juhlin experimenta a bebida

Depois de desmentir a notícia por ocasião da descoberta da bebida, a vinícola Veuve-Cliquot reconheceu em um comunicado publicado nesta quarta-feira que três ou quatro das 168 garrafas encontradas levavam seu rótulo.

A grande maioria das garrafas foram fabricadas pela Juglar, vinícola hoje desativada. Cerca de 100 apreciadores da bebida e jornalistas assistiram à abertura de duas garrafas.

Uma vez retiradas as rolhas com extremo cuidado, um forte cheiro ácido se espalhou pela sala. Servido nas taças, o espumante apresentou poucas bolhas.

Exploradores suecos descobriram as garrafas em julho na costa da Finlândia, perto do arquipélago autônimo de Aaland, onde as autoridades organizaram a degustação.

As garrafas estão em perfeito estado de conservação e aparentemente faziam parte de um carregamento de champagne enviado pelo rei da França, Luis XVI, à corte imperial da Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação