Mundo

Situação no Haiti é alarmante, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras

postado em 17/11/2010 20:02
Rio de Janeiro ; O diretor executivo no Brasil da organização médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), o canadense Tyler Sainstat, disse nesta quarta-feira (17/11) que a situação da cólera no Haiti é alarmante. Mais de mil pessoas já morreram e cerca de 16,5 mil infectadas já foram atendidas pela MSF desde o início do surto da doença, no mês passado. Para Tyler, a maior preocupação é com o aumento do número de casos em todas as regiões do Haiti.

;É muito preocupante o fato de o número de casos estar dobrando a cada dia;, disse Sainstat. ;Há falta de interesse das organizações internacionais e dos governos internacionais (em ajudar o Haiti). A situação fora de Porto Príncipe preocupa mais. Até mesmo porque há na capital muitas organizações, mas nas outras regiões há carência de prevenção e tratamento.;

De acordo com Sainstat o maior cuidado deve ser tomado nos acampamentos, onde vivem cerca de 1,4 milhão de sobreviventes do terremoto que devastou o Haiti em janeiro deste ano. A MSF enviou para o Haiti 150 profissionais de várias nacionalidades para trabalhar exclusivamente no tratamento da cólera.

Cerca de mais três mil funcionários da organização trabalham em outros projetos no Haiti, nas áreas de trauma, obstetrícia e ortopedia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação